quarta-feira, 30 de abril de 2014




O Nasf Santíssimo realizou ações na semana da Saúde do Escolar nas escolas municipais Ernesto Nazaré e Barata Ribeiro, e na creche municipal Flora Santina.

Na escola Ernesto Nazaré, a equipe conversou com as crianças sobre a importância da alimentação saudável e da atividade física diária. Foram Identificadas crianças com sobrepeso e a equipe Nasf decidiu em conjunto com a equipe de ESF e direção escolar, realizar ação continuada e retorno à escola no dia da Reunião de pais para orientação e conscientização sobre a alimentação ideal para cada faixa etária, práticas de exercícios e a relação disso com a saúde das crianças.

Na escola Barata Ribeiro, a equipe Nasf desenvolveu outra abordagem, uma vez que esta escola trabalha com o 2º segmento. Houve conversa com a Diretora Professora Terezinha, e com o Técnico de Enfermagem Rafael, que é do PSE. Lá, identificamos adolescentes com questões sobre a sexualidade, e acordamos, como ação continuada, retornar nos dias 13 e 17 de maio, para, junto com a equipe do PSE, desenvolver atividades que orientem e conscientizem os jovens sobre a necessidade de cuidados com o corpo como promoção da saúde física e mental.

Na creche Flora Santina, as diretoras Elaine e Rosane, apresentaram o espaço físico da creche e a equipe conheceu as crianças. Como desdobramento, a equipe Nasf decidiu retornar à creche mensalmente para desenvolver atividades de promoção da saúde com as crianças, as profissionais educadoras e pais das crianças. De imediato, já houve iniciativa de avaliar crianças que apresentam problemas no desenvolvimento psicomotor.

NASF CAP 5.2

Saúde Presente